segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

TRACHEMYS SCRIPTA ELEGANS (EXÓTICA)



NOME CIENTÍFICO: Trachemys scripta elegans
NOME POPULAR: Tartaruga - de - Ouvido - Vermelho

FAMÍLIA: EMYDIDAE
Características: A tartaruga-do-ouvido-vermelho é a subespécie Trachemys scripta elegans, da ordem Testudinata, como é a chamada a ordem dos quelônios. É nativa dos Estados Unidos da América, mas hoje é encontrada em vários lugares do mundo, sendo ilegal como animal de estimação no Brasil, de acordo com o IBAMA. A única legalizada é a espécie Tigre-de água.

A comercialização clandestina da espécie Trachemys scripta elegans (tigre-de água-americano), oriunda dos Estados Unidos, como animal de estimação no Brasil, trouxe uma série de problemas para as espécies nacionais, principalmente para o Tigre-d'água-brasileiro, por serem muito parecidas as duas espécies entre si. O tigre-d'água-americano pode competir com as espécies nativas e invadir os seus ambientes naturais, provocando desequilíbrios ecológicos, como a hibridização de espécies do mesmo gênero e até impacto sobre populações de anfíbios (os girinos são um de seus alimentos). Proprietários desinteressados pelos animais muitas vezes soltam-nos em áreas que, originalmente, não abrigavam os animais. Podem provocar, com isso, graves desequilíbrios ecológicos.

3 comentários:

  1. Bom dia Professor...eu encontrei uma dessas perto da minha casa, gostaria de saber se tem problema perante o Ibama eu ficar com ela. Pelo que vi aqui tem sim né? Se ela não tivesse ouvido vermelho td bem pq é a brasileira, mas esta é exótica e não é permitida sua comercialização. Correto?
    Muito Obrigada,
    Nathalie

    ResponderExcluir
  2. Obrigada isso irá me ajudar muito no meu trabalho de biologia!

    ResponderExcluir
  3. Olá Nilmar, adorei o que voce postou sobre os répteis em seu blog. Eu Suelen Tambem sou Biologa e estou postando alguns artigos e curiosidades sobre repteis e outros assuntos.

    ResponderExcluir