segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

TRACHEMYS DORBIGNI



NOME CIENTÍFICO: Trachemys dorbigni
NOME POPULAR: Tigre - d'Água
FAMÍLIA: EMYDIDAE
Características: O cágado Tigre-d'água brasileira (Trachemys dorbigni) tem vida aquática e onívora, que vive em zonas de pântanos, banhados, lagos, riachos e rios do estado do brasileiro do Rio Grande do Sul, onde habita principalmente a região da Lagoa dos Patos e o Banhado do Taim. O seu nome deve-se ao padrão colorido, em listras amareladas e alaranjadas. Para além do Brasil, esta espécie pode também ocorrer em parte do Uruguai indo até o nordeste da Argentina.

Na época de reprodução, a fêmea desova até 9 ovos por postura (em média). Os ovos eclodem após 2 a 4 meses. Os juvenis medem cerca de 3 cm à saída do ovo, enquanto que os adultos podem atingir 22 a 26 cm de comprimento. As fêmeas são geralmente maiores que os machos.

As Tartarugas-tigre-de-água podem viver 30 anos em cativeiro e são ilegalmente comercializadas como animal de estimação. Esta espécie, bem como a sub-espécie norte-americana Trachemys scripta elegans, começa a surgir em lugares fora do seu habitat natural, como o Lago Paranoá em Brasília, possivelmente oriundas de abandono dos donos. A espécie norte-americana se distingue, entre outras coisas, por ter uma mancha vermelha atrás dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário