sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

HELICOPS INFRATAENIATUS


NOME CIENTÍFICO: Helicops infrataeniatus
NOME POPULAR: Cobra - d'água - Meridional

FAMÍLIA: COLUBRIDAE
Características: serpente aquática, não peçonhenta de médio porte. Pode atingir até 1m de comprimento. Distribui-se no Sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Olhos e narinas posicionados próximos à região anterior da cabeça, como adaptação ao hábito exclusivamente aquático. Possui atividade tanto diurno quanto noturno. Alimenta-se de peixes e anfíbios anuros.

ECHINANTHERA CYANOPLEURA


NOME CIENTÍFICO: Echinanthera cyanopleura
NOME POPULAR: Corredeira - do - Mato
FAMÍLIA: COLUBRIDAE
Características: serpente não peçonhenta de pequeno porte, atingindo pouco mais de 800mm de comprimento rostro cloacal. Corpo delgado e cauda longa. Ocorre no sudeste e sul do Brasil e Argentina. Apresenta hábito terrícola e atividade diurna. Alimentam-se de pequenos anuros e pequenos répteis. Os indivídus deste espécie são dóceis, mas quando molestados achatam o corpo dorsalmente, e eliminam descargas cloacais quando manuseados.

CHIRONIUS BICARINATUS



NOME CIENTÍFICO: Chironius bicarinatus
NOME POPULAR: Caninana - Verde

FAMÍLIA: COLUBRIDAE
Características: serpente não peçonhenta de tamanho médio a grande podendo medir até 1,7m, corpo delgado e cauda muito longa. Ocorre desde o nordeste do Brasil, pela costa Atlântica ate o sul do Rio Grande do Sul, a distribuição estende-se para oeste no sul do Brasil atingindo o Uruguai e Argentina. Possui hábito subarborícola e atividade diurna. Alimentam-se de anurus e pequenos lagartos. Quando acuados elevam a parte superior do corpo, inflam e achatam laterlamente o pescoço e escancaram a boca, desferindo botes se a ameça persiste.
Fotos: Tirone Takahasi / Otávio Marques.

BOIRUNA MACULATA


NOME CIENTÍFICO: Boiruna maculata
NOME POPULAR: Muçurana - Preta

FAMÍLIA:COLUBRIDAE
Características: serpente de grande porte, podendo atingir mais de 1,5m de comprimento. Ocorre na Bolívia, Paraguai, Centro Oeste, Sudeste e Sul do Brasil, Uruguai e Centro / Norte da Argentina. Possui hábito terrícola e ocupa áreas abertas, apresentam atividade noturna, alimentando-se de outras serpentes, muçuns, anfíbios, lagartos, aves e mamíferos. Acidentes com esta espécie pode ser perigoso para o homem.